Tudo que você precisa saber sobre Histerossalpingografia

O nome é complicado, mas vamos explicar direitinho…


O que é?

A Histerossalpingografia é um exame fundamental na investigação de casais com dificuldade para engravidar.

Para quem é indicado?

Deve ser solicitada quando o casal tenta engravidar por 1 ano, mas pode ser solicitada com 6 meses em mulheres com 35 anos ou mais.

Como é o exame?

É realizada por meio de injeção de contraste através do útero e das trompas. Verifica a permeabilidade tubária e a cavidade uterina. Diagnostica problemas na permeabilidade tubária: hidrossalpinge (trompa danificada com coleção de água), aderências peritubárias (secundária a processos inflamatórios pélvicos), obstrução tubária. Tais patologias impedem que o espermatozoide encontre com o óvulo na parte distal da trompa uterina e podem levar a prenhez ectópica.

O que o exame mostra?

Já na análise da cavidade uterina, pode ajudar no diagnóstico mal-formações uterinas como: útero bicorno, didelfo e septado, bem como visualizar pólipo endometrial e mioma submucoso. Após a realização da Histerossalpingografia pode ser necessário estender a investigação com vídeo-histeroscopia e/ou vídeo-laparoscopia.

É um exame doloroso?

Segundo relato de muitas pacientes, a Histerossalpingografia é um exame “doloroso e constrangedor”. Para outras pacientes “nenhum médico deveria indicar esse exame sem sedação”. 

Realmente é um exame doloroso, em que a paciente permanece em posição ginecológica até o término e que a dor pode atrapalhar o diagnóstico correto.

Importante saber:

 

A Fertilità é uma das poucas clínicas do país a oferecer a Histerossalpingografia com sedação.
O anestésico é aplicado por anestesista com toda a segurança de um centro cirúrgico.
Para melhorar a qualidade do exame, bem como facilitar a interpretação do mesmo, a Histerossalpingografia é digitalizada.

Agendamento

O agendamento deve ocorrer assim que a paciente menstruar e a
realização do exame acontecerá do 7º ao 12º dia do ciclo.