O que é endometriose?

Endometriose é o aparecimento de tecido endometrial fora do útero, pode atingir os ovários, intestino e a parte externa do útero.

Hoje ela é dividida em peritoneal, ovariana ou profunda.

O diagnóstico é feito pela história clínica e principalmente pela Ultrassonografia de mapeamento de endometriose profunda, realizada por médico treinado com preparo intestinal.

A endometriose pode provocar dor abdominal, dor durante a relação sexual, alteração urinária ou intestinal cíclica (relacionada à menstruação) e infertilidade. A infertilidade sem dor já é um sinal da endometriose.

A endometriose, na maioria das vezes , é uma patologia que requer FERTILIZAÇÃO IN VITRO (FIV) para engravidar e que pode afetar as taxas de sucesso mesmo em um FIV.

Estudos científicos bem conduzidos indicam a Laparoscopia para pacientes com endometriose e infertilidade somente se < 35 anos de idade, sêmen normal, reserva ovariana normal e trompas normais avaliadas na histerossalpingografia.

Nesses casos o casal poderá tem uma chance de 50% de taxa de gravidez acumulada em 18 meses, isto é na somatória dos 18 meses.

Nas pacientes acima de 35 anos, ou que haja alterações seminais no parceiro, ou reserva ovariana comprometida ou ainda alteração das trompas na histerossalpingografia, a indicação é FIV.