Apoio Emocional

 
 

Qual a Importância do Acompanhamento Psicológico Durante o Tratamento para Infertilidade?

O projeto de vida da maioria dos casais gira em torno do sonho de ter filhos e viver a experiência da maternidade/paternidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), a carga emocional associada à vivência da infertilidade pode implicar sofrimento e desgaste psíquico e por isso devemos considerá-la tanto no seu aspecto médico quanto psicológico.

Embora cada indivíduo e casal responda de forma singular a experiência da infertilidade, nota-se que alguns aspectos se manifestam com maior frequência. Sintomas de tristeza, culpa, vergonha, inferioridade, incapacidade e impotência devido à perda do controle sobre o próprio projeto de vida são muito frequentes e tem grande impacto na forma como essas pessoas irão encarar um tratamento, começando a partir do engajamento e comprometimento no processo de tentativas. Durante o percurso é comum haver oscilações emocionais de raiva, alegria, culpa, confiança, tristeza e esperança.

O acompanhamento psicológico durante os tratamentos de infertilidade contribui não só para o apaziguamento da ansiedade, como também no acolhimento, orientação e amparo ao casal e/ou paciente, uma vez que é um processo desgastante e permeado de incertezas e medos. É muito comum as pessoas vivenciarem esse processo de forma solitária não tendo com quem compartilhar seus receios e expectativas.


Benefícios do acompanhamento psicológico para os pacientes:

  • Trabalhar o desejo de um filho biológico sem intervenções versus os limites impostos pelo diagnóstico;

  • Sentirem-se mais amparados durante todo o tratamento;

  • Trabalhar com as expectativas (reais e fantasiosas);

  • Gerar maior segurança nas decisões dos tratamentos;

  • Reduzir nível de ansiedade, medo e insegurança;

  • Espaço para trocas e esclarecimento de dúvidas.


Dra. Larissa Donatti - Psicóloga Pré-natal na Fertilità.