Ultrassonografia Transvaginal para controle de ovulação

O que é?

É um exame para avaliação da pelve que usa a mesma técnica do ultrassom transvaginal convencional, com o objetivo de acompanhar as alterações ovarianas e uterinas relacionadas a ovulação.

Para quem é indicado?

A ultrassonografia para controle de ovulação está indicada principalmente para as pacientes que utilizam medicamentos indutores ou mesmo para aumentar as chances de gestação em ciclos espontâneos.

Como é o exame?

O tratamento tem início no segundo ou terceiro dia do ciclo, quando a mulher ainda está menstruada. Neste momento, é realizado o primeiro ultrassom transvaginal. Esta fase inicial é importante, pois o exame diagnostica se o ovário tem algum cisto remanescente do ciclo menstrual anterior e se no interior do útero existem pólipos, miomas ou tecido endometrial em excesso, o que poderia alterar as taxas de sucesso.

Neste primeiro ultrassom, os ovários devem ter pequenos cistos que medem no máximo 6 mm, chamados de folículos primordiais.

Em um ciclo natural de 28 a 30 dias, entre o 10º e 12º dia, deve haver folículo dominante, com mais de 10mm.

O endométrio aumenta 1 a 2mm/dia e sua espessura ideal no dia da ovulação situa-se entre 7 e 15mm para que ocorra a nidação (fixação do óvulo fecundado no útero). Os folículos rompem a partir de 18mm. Quando o folículo rompe se forma o corpo lúteo, o qual surge logo após a ovulação permanecendo até a próxima menstruação, ou a formação da placenta, entre 12 e 13 semanas de gestação. Ele produz a progesterona, o principal hormônio mantenedor da gravidez.

Quando é necessário?

Em cada ciclo, a probabilidade de um casal fértil engravidar é de 20%, ou seja, há 1 chance em 5 e é teoricamente considerado infértil o casal que não obtém êxito decorrido 1 ano de relações sexuais (mínimo de 3 vezes semanais) sem método de anticoncepção. 

Em ciclos assistidos para fertilização, o controle seriado é fundamental para a observação da resposta ao tratamento, ajustes de doses e/ou introdução de novas medicações.

A FERTILITÀ tem uma equipe de ultrassonografistas com ampla experiência no acompanhamento do ciclo ovulatório, O nosso protocolo assistencial é rigoroso a fim de evitar viés examinador-dependente. Nossos laudos são ampliados para fornecer todas as informações necessárias, e são entregues imediatamente ao fim do exame.